Trabalhos
O Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) compreende os sistemas construtivos Steel Frame e Wood Frame. A principal característica desse sistema é o uso de uma estrutura de perfis leves de aço (Steel Frame) ou de madeira (Wood Frame), contraventadas com placas estruturais OSB que unidos funcionam em conjunto, dando rigidez, forma e sustentação à edificação (LP BRASIL, 2013) ¹.
Painéis OSB
- Os painéis OSB apresentam nas camadas externas, resinas fenólicas e, nas internas, MDI, que garantem alta adesão interna das tiras e uma resistência adequada para aplicações em ambientes externos como construções.
- Bordas seladas nas cores laranja e amarela, garantindo resistência à umidade.
- Recebem aditivos a base de ciflutrina, inofensivo para o ser humano, e que protege contra o ataque de cupins.
- Resinas: MDI (interna) e PF (externa) (LP BRASIL, 2013) ³
Processo de Construção CES
Fonte: LP Brasil
Placas OSB
Fonte: LP Brasil
VANTAGENS:
Redução de custos de até 30%, devido ao menor prazo de execução, racionalização da mão-de-obra e de materiais, maior produtividade, maior fidelidade ao orçamento, menor custo de fundação por ser uma construção leve e com sistema de distribuição de cargas uniforme e redução dos custos indiretos.
Redução de até 60% no tempo da obra em comparação a processos convencionais.
Por ser um sistema inteligente, o orçamento previsto é igual ao realizado.
É um sistema construtivo industrializado, reduzindo significativamente o desperdício de materiais com índices abaixo de 1%. O sistema convencional atinge perdas de até 30%.
O sistema utiliza produtos de alta tecnologia com garantias estendidas de até 30 anos. Edificações executadas no Sistema CES duram várias gerações, assim como no sistema convencional em alvenaria.
O sistema constituído de perfis contraventados com painel LP OSB Home confere resistência superior ao