trabalhos
Primeiro texto
Na entrevista que lemos com António Nóvoa o assunto educação vai se desenrolando de uma maneira bem específica. Em cada resposta ele assume sua posição diante o assunto e explica como acha que deveria ser. Logo no inicio podemos entender que a educação ao longo do tempo sofreu uma mudança de “estado”, passamos da educação popular para a permanente, Nóvoa diz que este não era o sonho para o rumo da educação, porem concorda com o conceito de educação e formação ao longo da vida. Em seguida ele fala sobre alguns desafios da escola, em primeiro lugar a necessidade de construir um novo modelo escolar (ainda nos encontramos bitolados a um modelo ultrapassado, regrado, fechados em quatro paredes, muros e horários), em segundo a importância do conhecimento e á cultura (não deixando as cair no esquecimento pelo simples fato de estarmos no mundo moderno), em terceiro a adequação da pedagogia a modernidade (reconstrução da pedagogia).
Quando o assunto muda pra programa de educação Nóvoa explica claramente. Para ele, a formação faz-se na ação, porem a pratica não faz tudo sozinha, precisamos de teorias, conceitos e métodos, como ele disse “um bom programa de formação continua defini-se por processos de partilha, dialogo profissional, de reflexão coletiva sobre práticas e realidades escolares”.
A quarta pergunta vem em peso, qual seria a necessidade de saber falar em publico diante a formação de um professor? Lendo sua resposta concordo em gênero, numero e grau com ele, hoje em dia as pessoas possuem mais um olhar político do que eu olhar pedagógico, um professor tem que ter