Trabalhos
Os coloides, ou sistemas coloidais, são misturas em que as partículas dispersas têm um diâmetro compreendido entre 1 nanômetro e 1 micrometro, partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas. O nome coloide vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham, descobridor desse tipo de mistura.
Nesse sistema, as partículas dispersas são significativamente menores do que aquelas que podem ser percebidas a olho nu, porém, bem maiores do que as moléculas individuais. Tais partículas recebem o nome de partículas coloidais. Devido ao seu tamanho, as partículas coloidais são capazes de perpassar por um filtro, mas não por uma membrana semipermeável. Elas são grandes o bastante para refletir e dispersar a luz, dispersão esta conhecida como efeito Tyndall.
De acordo com o tipo de partícula coloidal, os coloides podem ser classificados em:
Aerossol – dispersão de um http://www.xvideos.com/video3543102/straight_jock_gets_spitroasted_by_studs sólido ou um líquido em um gás. Como exemplo de aerossol pode-se citar a fumaça proveniente da quehttp://www.xvideos.com/video925324/hot_threesomeima de materiais e o nevoeiro.
Espuma – dispersão de um gás em um sólido em um líquido. A espuma líquida e o creme de leite batido, mais conhecido como chantilly são exemplos de espuma.
Emulsão – dispersão de um líquido em um sólido ou outro líquido. Os exemplos mais comuns desse tipo de coloide são o queijo, a manteiga e a maionese.
Sol – dispersão de um sólido em um líquido. Exemplo: tintas e vidros coloridos.
Gel – sólido de textura gelatinosa e elástica formado por uma dispersão coloidal, em que o disperso apresenta-se no estado líquido e o dispersante no estado sólido.
agregados.
é um grupo de átomos ligados, de tamanho intermediário entre uma molécula e um sólido de grande tamanho, massa ou volume. Clustersexistem em diversas estequiometrias e nuclearidades (número de átomos metálicos centrais em um composto de