Trabalhos
Hipodermóclise: o conhecimento do enfermeiro em unidade de internação
Hipodermoclysis: the knowledge of nurse on inpatient unit
Christiane Yumi Ishikawa Takaki1; Gilmara de Farias Souza Klein 2
1
2
Graduada em Enfermagem – Uninove, Enfermeira do Hospital Bandeirantes. São Paulo, SP – Brasil.
Especialista em Educação em Saúde pelo CEDESS – Unifesp, Especialista em Ciências Pneumológicas – Unifesp, Professora do
D epartamento de Ciências da Saúde – Uninove. São Paulo, SP – Brasil.
E ndereço para correspondência
Christiane Yumi Ishikawa Takaki
R. Moé, 142, apto 45, Penha
03660-040 – São Paulo – SP [Brasil] c hristak@terra.com.br
Resumo
Introdução: A hipodermóclise consiste em administração de fluídos via subcutânea, atualmente, recomendada na prática clínica em idosos, nas terapias prolongadas e nos cuidados paliativos. Objetivo: Verificar o conhecimento do enfermeiro de unidade de internação em relação à hipodermóclise. Metodologia: Realizamos u m estudo descritivo, de caráter exploratório e com abordagem quantitativa.
Resultados: Observamos que 29% dos enfermeiros conheciam superficialmente a técnica de hipodermóclise, e 71 % a desconheciam completamente. Todos os sujeitos da pesquisa não receberam orientação acerca dos cuidados de enfermagem, nessa prática, por parte da instituição em que atuam e referiram a não empregabilidade dessa técnica na unidade pesquisada. Conclusão: Predomina o desconhecimento da hipodermóclise entre os enfermeiros da unidade de internação, fazendo-se necessária a abordagem do tema em âmbito hospitalar e no meio acadêmico para que propostas sejam instituídas, buscando promover, aumentar e melhorar o conhecimento desses profissionais sobre essa técnica e, consequente mente, proporcionando melhor assistência de enfermagem ao paciente.
Descritores: Conhecimento; Hipodermóclise; Papel do enfermeiro.
Abstract
Introduction: The hipodermoclysis consists of