trabalhos
As ondas eletromagnéticas são criadas pela vibração de uma carga elétrica. Esta vibração cria uma onda que tem tanto um componente elétrico e um magnético. Uma onda eletromagnética transporta a sua energia através de um vácuo, a uma velocidade de 3,00 x 10 8 m/s ou 300.000 Km/s. A propagação de uma onda eletromagnética através de um meio material ocorre a uma velocidade inferior a 300.000Km/s (velocidade da luz). As equações clássicas de Maxwell, que governam o campo eletromagnético aplicadas a uma região do espaço em que não existem cargas livres nem correntes elétricas, admitem uma solução ondulatória, com o campo elétrico e o campo magnético variando harmonicamente, um perpendicular ao outro e, ambos, perpendiculares à direção de propagação, definida por um vetor, que representa a velocidade da onda (figura abaixo).
O mecanismo de transporte de energia através de um meio envolve a absorção e reemissão da energia das ondas dos átomos do material. Quando uma onda eletromagnética colide com os átomos de um material, a energia de onda que é absorvida. A absorção de energia faz com que os elétrons dentro dos átomos se submetam a vibrações. Após um curto período de movimento de vibração, os elétrons criam uma onda eletromagnética com a mesma frequência que a primeira onda eletromagnética. Embora estas vibrações ocorrem apenas durante um período muito curto, eles atrasam o movimento da onda através do meio.
A velocidade real de uma onda eletromagnética através de um meio material depende da densidade óptica do que é feito o meio. Diferentes materiais causam uma quantidade diferente de atraso