trabalhos
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI
Centro de Educação Aberta e à Distância - CEAD
Rua Olavo Bilac, 1148, Centro/Sul
CEP-64001-280 – Teresina, PI
Fone: (86) 3215-4101 – Home Page: www.uapi.edu.br
ALUNO:WALMOR SOBREIRA DA SILVA POLO:SIMPLÍCIO MENDES TURMA:UAB-III MATRÍCULA:12L29513
CIÊNCIAS POLÍTICAS
ATIVIDADE I
SIMPLÍCIO MENDES
2013
UNIDADE II
1. Identifique em cada corrente de pensamento – liberal e marxista
– os seus princípios básicos. LIBERAL: fundou no jusnaturalismo e defende a propriedade privada e os direitos individuais.
MARXISTA: faz a crítica da sociedade capitalista propondo o socialismo como alternativa de organização da sociedade.
2. Ressalte as diferenças entre o pensamento liberal e o marxista.
O pensamento liberal funda-se em uma corrente filosófica que foi predominante na Europa durante os séculos XVII e XVIII: o jusnaturalismo*. Contrariamente a toda tradição filosófica, anterior e posterior, o jusnaturalismo busca no indivíduo – e não no grupo – a origem do Direito e da ordem política legítima.
O pensamento marxista parte de um universo filosófico e conceitual inteiramente distinto do utilizado pelo pensamento liberal. Contrariamente ao liberalismo, que parte do indivíduo para explicar as relações de poder na sociedade e a função do Estado, o marxismo toma por ponto de partida o grupo social, retomando uma longa tradição filosófica posta de lado durante os duzentos anos de domínio do jusnaturalismo no pensamento europeu.
3. Retorne, agora, à introdução desta Unidade, precisamente na parte em que você definiu e caracterizou liberalismo e marxismo.
Compare aquilo que você sabia e escreveu antes de iniciar o estudo desta Unidade com o que você acabou de escrever em resposta às questões 1 e 2. Isso lhe dará uma boa dimensão sobre o seu aprendizado nesta Unidade.
Para o liberalismo, o interesse individual é o fundamento da ordem política legítima,