Trabalhos
Desenvolvimento
O Capital é a obra máxima e a mais conhecida do intelectual e revolucionário alemão Karl Marx. Trata-se de um minucioso exercício investigativo do autor acerca do funcionamento das relações econômicas, desde as duas mais obscuras origens até os dias atuais, procurando desvendar os conceitos universais que estão por trás da atividade econômica.
O livro se desdobra em três volumes, a saber:
Livro I - o processo de produção do capital (publicado originalmente em 1867)
Livro II - o processo de circulação do capital (publicado originalmente em 1885)
Livro III - o processo global da produção capitalista (publicado originalmente em 1894)
Marx viveu apenas para ver o primeiro livro publicado, o qual recebeu correções e anotações posteriores do próprio autor, além de traduções para outras línguas. Os outros dois foram publicados por Friedrich Engels, amigo e colaborador de Marx.
Seu objeto era, como explicitado no Prefácio ao Volume I, "revelar a lei econômica do movimento da sociedade moderna". Pensadores econômicos anteriores haviam captado um ou outro aspecto do funcionamento do capitalismo. Marx busca entender todo o processo em seus três livros, chegando a uma especificidade até hoje inédita de pesquisa, argumentação e relação de dados. Defendia que o capitalismo como sistema era um modo de produção historicamente transitório cujas