trabalhos
EDEMA
Edema é uma alteração em que há aumento anormal de líquido no espaço intersticial. Ocorre devido a um desequilíbrio entre a pressão hidrostática e osmótica e é formado por solução aquosa de sais e proteínas plasmáticas e sua exata composição varia de acordo com a causa do edema. Quando este se acumula por todo o corpo, é denominado de edema generalizado, já quando se limita a determinados locais, recebe o nome de edema localizado.
Esta alteração pode ser sinal de um problema cardíaco, hepático, renal, desnutrição grave, hipotireoidismo, obstrução linfática e venosa. Essas doenças desencadeiam alterações que resultam em edema.
Existem alguns medicamentos que também são capazes de causar edema, dentre elas: antidepressivos; antihipertensivos; hormônios; antiinflamatórios não esteroides; uso prolongado de diuréticos e catárticos.
O tratamento é feito de acordo com o tipo de edema e sua causa.
Existem três tipos distintos de edema:
Edema comum: quase sempre é generalizado, possuindo em sua composição água e sal.
Linfedema: é um edema localizado formado pelo acúmulo de linfa. Ocorre quando há obstrução dos canais linfáticos, ou então, estes foram destruídos, como nos casos de retirada de linfonodos na cirurgia de neoplasias mamárias. O esvaziamento ganglionar torna mais fácil o aparecimento deste tipo de edema no braço. Outro exemplo é a elefantíase, gerando linfedema nos membros inferiores.
Mixedema: é um edema localizado que ocorre em casos de hipotireoidismo, havendo um acúmulo de água, sais e proteínas produzidas nesta afecção. Caracteriza-se por ser duro e com um aspecto de pele opaca.
Exemplo de edema inflamatório, em que se observa exsudato purulento na mucosa intestinal
Exemplo de coleção de líquido chamado transudato, ocasionado por uma pequena queimadura http://library.med.utah.edu/WebPath/INFLHTML/INFL011.html
ETIOLOGIA E PATOGÊNESE
O edema pode ser inflamatório e não inflamatório.
O edema de origem