trabalhos
Instituto de Química
Laboratório de química experimental
Preparo de Soluções & Padronização de Soluções
Alunos: Larissa Fontoura, Mario Lopes, Matheus Ferreira, Natália Guimarães. Professora: Margarete Martins Pereira Ferreira.
Goiânia, 10/outubro/2013
Resumo
Se conhecerão neste experimento os métodos, mecanismos e materiais a serem utilizados para o preparo de uma determinada solução, que será explicado e exemplificado posteriormente. O objetivo principal é padronizar essa solução utilizando um padrão determinado e determinando sua concentração, sua massa e seu volume.
A cor da substância irá determinar se a substância é a ácida ou básica, analisa-se a quantidade de volume a ser dispersa na solução para que se mude a tonalidade. Isso irá gerar uma padronização da solução. A fim de se obter uma contextualização dos procedimentos adequados em uma analise de volume.
Introdução
Nas soluções ocorrem as misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, onde há a verdadeira separação entre soluto e solvente, determinando e separando o liquido e o solido de cada reação. Para que se fizesse o Preparo e Padronização da solução se usou a analise volumétrica inerente a titulação.
Em principio, a titulação foi descoberta pelo químico Lavoisier e seus alunos. O primeiro teste foi realizado com reagentes sólidos e somente alguns anos foi-se encontrar a concentração da solução
A titulação determina a quantidade de solução padrão necessária para reagir com a quantidade total de uma substância na amostra. A concentração da amostra analisada pode ser calculada usando-se o consumo, a concentração do titulante em mol/L e a massa molar M. A titulação, porém, não é um método absoluto, seu resultado é influenciado pela