trabalhos
Economia e Mercado
Lara Garcia
Globalização e Blocos Economicos
Adriano Alves Pires - matricula DF1320886
Leonardo de Souza LIns-matricula DF1320649
Leilian Silva- matricula DF1320314
Tatianne Rocha- matriculaDF1320887
Ricardo Teodoro -matriculaDF1320720
Lucas Laet -matricula
Introdução
A formação de blocos econômicos não é um fenômeno que surgiu do nada.Principalmente após a Segunda Guerra Mundial, muitos conflitos muitinacionais (entre nações), que constituem expressivos espaços integrados de livre comercio e são caracterizados por associações de paises que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.
Cada bloco tem seu própio interesse comercial com intuito de diminuir os juros comerciais, isto nao é um processo tão simples e fácil, pelo contrario precisa de muito acordo, veja como podem ser mobilizados as grandes potencias em termos de globalização e blocos econômicos.
Bloco econômico
Blocos econômicos em 2008.
Os blocos comerciais, são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.
A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.
Descrição
Um dos primeiros tipos de blocos econômicos da história foi a União Europeia,originalmente conhecida como BENELUX , iniciado em 1834, formado na base da Confederação Alemã e, posteriormente, no Império Alemão em 1871. Surtos da formação do bloco econômico foram vistos nos anos 1960 e 1970, bem como na década de 1990 após o colapso do comunismo. Em 1997, mais de 50% de todo o comércio mundial foi realizado sob as organizações de blocos comerciais regionais.
Defensores do livre comércio são em geral opostos aos blocos econômicos, que, segundo eles, incentivam regiões em oposição ao livre