TRABALHOS
Estoque de flutuação: A função do estoque de flutuação é prevenir a empresa a imprevistos na demanda e no suprimento, evitando atrasos na entrega de suprimentos e produtos ou aumento inesperado no consumo causando muitas vezes perdas reais de vendas, principalmente quando se referem a produtos de alto consumo.(BERTAGLTA 2005)
Estoque de ciclo: São estoques criados em virtude do ciclo econômico da produção, sendo seus objetivos:
Reduzir custo unitário;
Reduzir o setup dos equipamentos (liga/desliga). (INPG BLOG)
Ocorre quando um ou mais estágios na operação não podem oferecer simultaneamente todos os itens que produzem. (HTTP WWW.foxitsoftware.com)
Estoque de antecipação: São os estoques criados para fornecer condições de suprimento quando a capacidade de produção e a demanda estão desequilibradas. Quando esses períodos são previstos, os estoques podem ser incrementados (antecipados) para garantir o suprimento. (INPG BLOG)
É utilizado para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda. O estoque de antecipação é comum quando há flutuações de demanda significativas, mais relativamente previsíveis. De acordo com Arnold (1999), esses estoques são criados baseados em períodos definidos como: Época de pico de vendas, de um programa de promoções e de férias, com isso, o administrador tem a possibilidade de reforçar por determinado momento os recursos materiais, visando atender à demanda prevista. (PT. SCRIBD.COM)
Estoque de distribuição: São estoques que existem porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda. Ou seja, a partir do momento que a empresa entra em contato com o seu fornecedor, efetuando um pedido de compra de um determinado produto, o mesmo passa a integrar o estoque da empresa a partir do momento que é feito a separação, carregando faturamento e transporte do produto da indústria. Segundo SLACK ET AL(1999,p.281) “desde o momento em que o estoque é