trabalhos
Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2011, os brasileiros gastam cerca de 30% de seu salário se alimentando fora de casa. O mercado de food service fora de casa é muito variado e vai da classe AB à classe CD, ressaltando que cada um com seu gosto, de sua forma e de acordo com bolso de cada um que o consome.
Comer fora de casa para 51% dos brasileiros já é algo muito comum para a população e segundo a pesquisa da GFK os brasileiros costumam comer principalmente nos finais de semana mas nos dias úteis já equivale à 12% dos dias de consumo.Para a classe AB o aumento se equivale a 58% e para a classe CD fica em 38%. Um levantamento feito em 2011 da Abia mostrou que o mercado de food service alcançou em 2010 o melhor desempenho dos últimos dez anos, com crescimento de 16,5%, atingindo R$ 185 bilhões de faturamento. Entre 2001 e 2010, o setor expandiu 235%, movimentando estimados R$ 1.093 trilhão. Segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor de franquias de alimentação foi o que mais cresceu em 2010, com alta de 39,9%, em relação a 2009. As expectativas para este ano são ainda mais positivas.
Um outro fato para esse consumo aumentar além da economia é também pelo fato de que cada vez as mulheres se tornam mais independentes e consequentemente sem tempo para cozinharem todos os dias da semana, uma parcela de 43% das mulheres trabalha e não têm tempo para cozinhar.
O mercado de alimentos também aposta inovando cada vez mais como por exemplo para produtos saudáveis demonstrando aumento de franquias nesse ramo.
No Portal do Franchising é possível ver o ranking das maiores redes de franquias no