Trabalhos
As fontes de recrutamento representam os alvos específicos sobre os quais irão incidir as técnicas de recrutamento.
Para melhor identificar as fontes de recrutamento (dentro dos requisitos que a organização irá exigir aos candidatos), são possíveis dois tipos de pesquisa: a pesquisa externa e a pesquisa interna.
PESQUISA EXTERNA
Relaciona-se com a elaboração de uma pesquisa do mercado de recursos humanos, de modo a poder segmentá-lo, para facilitar a sua análise.
Esta segmentação deve ser elaborada de acordo com os interesses da organização, ou seja, deve ser decomposta e analisada tendo em conta as características exigidas pela organização em relação aos candidatos que visa atrair e recrutar.
O recrutamento externo recorre a várias técnicas de recrutamento e temos como exemplo, o Arquivo de CV de candidatos que os enviaram espontaneamente ou arquivados de anteriores recrutamentos; Anúncios em jornais ou revistas; Apresentação de candidatos pelos colaboradores da organização; Agências de recrutamento; Cartazes ou anúncios na portaria das organizações; Sindicatos; Universidades e Escolas; Empresas que actuam no mesmo ramo de actividade com as quais se estabelece cooperação mútua.
PESQUISA INTERNA
Corresponde a uma pesquisa sobre as necessidades da organização em relação aos recursos humanos e quais as políticas que a organização pretende adoptar em relação ao seu pessoal.
Esta pesquisa, geralmente, envolve a: 1. laboração das políticas de recrutamento; 2. organização do recrutamento, delegação de autoridade e responsabilidade apropriadas a essa função; 3. listagem dos requisitos necessários à força de trabalho; 4. utilização de meios e técnicas para atrair; 5. avaliação do programa de recrutamento, em função dos objectivos e dos resultados alcançados.
MEIOS DE RECRUTAMENTO
Verificou-se que as fontes de recrutamento são áreas do mercado de recursos humanos exploradas pelos mecanismos de recrutamento. O mercado de