Trabalhos
Introdução
A década de 1980 trouxe consigo novas abordagens para a gestão empresarial. Em particular, as empresas americanas se viram diante de um conjunto de competidores não esperados: as empresas japonesas e sua forma inovadora e diferente de administração. O objetivo central desta aula é fundamentar o leitor nas principais contribuições desta corrente oriental de pensamento administrativo.
Requisitos para o surgimento da gestão japonesa
Como já vimos, durante a década de 1980 as grandes empresas americanas foram surpreendidas pela competitividade de empresas tais como a Sony, JVC, Nissan, Toyota, entre outras. Tais companhias conseguiam ao mesmo tempo superar as empresas amerNeste cenário, podemos dizer que o surgimento da administração japonesa – tal qual a conhecemos - pode ser creditado à busca de transferência de tecnologias das nações ocidentais mais avançadas. icanas em preço e qualidade – coisa impensável para os executivos da América.
Contexto sócio-econômico japonês
O Japão, como todos sabemos, foi uma das nações mais prejudicadas com as guerras mundiais das décadas de 20 a 40. Ao final destes conflitos, nos anos 50, este país inicia sua reestruturação a partir do chamado plano Marshall, em que os E.U.A optaram por auxiliar economicamente os países assolados pela guerra, permitindo que estes dessem começo aos programas de reconstrução nacional. E foi neste momento, logo após o fim da segunda grande guerra, que os japoneses iniciaram a sua produção de automóveis.
Características gerais da administração
Japonesa
A partir do estudo geral da administração japonesa realizado nos itens acima, podemos citar as seguintes características deste tipo de administração:
Administração participativa: A administração japonesa se baseia na forma participativa de gestão, envolvendo participação dos funcionários no processo decisório, negociação de metas, trabalho em grupo, liderança, comunicação bilateral, participação nos