trabalhos
A área é considerada de proteção ambiental, mas, de acordo com os moradores, aCompanhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já foi informada, mas nenhuma providência foi tomada. “Nós já avisamos eles diversas vezes. São várias ruas que a empresa diz que tem esgoto, mas não tem, e a população fica à mercê da poluição e dos problemas de saúde”, explica o morador Valmir Soares, em entrevista ao ParanáTV da PRCTV.
A Sanepar informou que o problema na região acontece porque os moradores não regularizam a ligação entre o esgoto das casas e a rede de coleta que está disponível nas ruas. A companhia informou ainda que está orientando a população para evitar esse tipo de situação.
Apesar de não fazer um ranqueamento formal, a Agência Nacional de Águas (ANA) aponta o Rio Iguaçu – ao menos no trecho em que ele corta Curitiba – como um dos mais poluídos do Brasil. Um problema antigo que tem origem ainda nos primeiros povoamentos e que só foi piorando ao longo dos anos, principalmente com o aumento da população e o lançamento clandestino de esgotos e lixo no rio. Um problema que hoje compromete inclusive nossas fontes de águas, que estão justamente ao redor da bacia do Alto Iguaçu.
“Todo esse povoamento que está na região metropolitana de Curitiba está em cima das nascentes do Iguaçu. Então, o problema maior é o esgoto, a carga orgânica que vai para a água. Mas essa é uma das fontes. Se Curitiba não é uma cidade tão industrial, a gente tem, por exemplo, Araucária, que tem um monte de indústrias, na região do Rio Barigui que, mais para a frente, desemboca no Iguaçu. Ao longo de toda essa nascente, perto de São José dos