Trabalhos
I. Dores corporais.
II. Problemas osteo-articulares.
III. Hipertensão.
Das doenças citadas, qual(is) dela(s) é(são) predisposta(s) no trabalho cotidiano do catador?
Resposta
a. I e II. b. I e III. c. II e III. d. I, II e III. e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
1 pontos
Pergunta 2
1. Codo (1993), a partir de Medeiros e Macedo (“Catador de material reciclável: uma profissão para além da sobrevivência?”), diz que “a palavra trabalho origina-se do latim tripalium, trabicula” que significa:
Resposta
a. Instrumento de trabalho. b. Instrumento de tortura. c. Elementos do aparelho digestório. d. Pequenas moradias feitas de madeira. e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
1 pontos
Pergunta 3
1. Após ler o texto “Catador de material reciclável: uma profissão para além da sobrevivência?”, escrito por Medeiros e Macedo, qual das alternativas, referentes ao artigo, é correta?
Resposta
a. O trabalho ocupa um lugar central na vida de quem o realiza. b. O trabalho é um meio de integração social. c. O trabalho é uma forma de afirmar sua identidade. d. O trabalho é elemento integrante da vida das pessoas, seja ou não na sua forma assalariada. e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
1 pontos
Pergunta 4
1. Segundo o artigo escrito por Medeiros e Macedo, quantos catadores de materiais recicláveis existem, aproximadamente, em nosso país? em outros tópicos.”
Resposta
a. Exatamente 280 mil. b. Aproximadamente 340 mil. c. Exatamente 380 mil. d. Aproximadamente 500 mil. e. Minimamente 190 mil.
1 pontos
Pergunta 5
1. Codo (1993), a partir de Medeiros e Macedo (“Catador de material reciclável: uma