Trabalhos
Definição
As emoções são complexos estados de excitação de que participa o organismo todo. Estão relacionados à emoção os sentimentos e os estados afetivos em geral. Admitem-se dois aspectos fundamentais em toda emoção. Aspecto interno, diz respeito à experiência individual e tem como objeto de analise os relatos verbais, estimativas e julgamentos daquele que experimenta a emoção. Aspecto externo, diz respeito à expressão comportamental, cujo objeto é uma série complexa de respostas motoras, respostas do sistema nervoso autônomo e respostas glandulares.
Existem quatro emoções básicas: raiva (sentimento que faz com que defendamos a nós mesmos), medo (sentimento que evita que você corra grandes riscos), tristeza (é a emoção que nos ajuda a sofrer: ela literalmente “lava” e “limpa” a dor de perder alguma coisa ou alguém em nossas vidas) e alegria (é o que experimentamos quando essas necessidades - liberdade, segurança e contato - estão satisfeitas). Estas combinações básicas podem termilhares de combinações- como inveja, uma mistura de raiva e medo; ou nostalgia, uma mistura de tristeza e alegria. E, ainda o ciúme, uma variante da ira que também funde a tristeza e o medo.
Estados emocionais
“Os estados emocionais e sentimentais formam a afetividade, um dos aspectos do comportamento humano. Por sentimento entendemos o estado afetivo brando de prazer, desprazer ou indiferença. São disposições de prazer ou desprazer em relação a um objeto, pessoa ou ideia que vem a formar os sentimentos. Distinguisse-se das emoções por serem