Logistica
1- Considerações sobre a logística
Devido à sua complexidade operacional e impacto direto nos resultados das grandes empresas - sejam estes financeiros, de vendas ou marketing – a logística tem recebido continuamente maior importância no âmbito do planejamento estratégico destas corporações. O aumento das particularidades e dificuldades dos mercados, conseqüência de uma maior gama de produtos ofertados, maior freqüência de entregas, alto custo da manutenção de estoque entre outras exigências de melhoria de nível de serviço, torna imprescindível às corporações aprimorar seus sistemas logísticos de forma a corresponder às exigências dos consumidores sem, contudo, incorrer em custos elevados.
Sob qualquer perspectiva - custos, valor aos clientes ou importância estratégica para a missão da empresa - a logística é vital. No entanto, apenas nos últimos anos as empresas se empenharam, de maneira contundente, em administrar as atividades da cadeia de suprimentos de forma integrada, ou seja, a analisar produtos e serviços como um fluxo ininterrupto das fontes de matérias-primas aos consumidores finais.
Ao tratar de planejamento estratégico voltado para a gestão logística, três vértices mostram-se fundamentais e interdependentes, a saber:
• Localização das Instalações
• Política de Estoque
• Gestão de Transportes
A cadeia logística é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final.
A gestão da cadeia logística pode ser definida como esforços envolvidos nos diferentes processos e atividades empresariais com a finalidade de criar valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final.
Com a gestão integrada da logística, procura-se administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e benéfica para todos os envolvidos oferecendo aos clientes produtos de boa qualidade, entregues no prazo acordado, na forma estabelecida e