trabalhos
1. Na temperatura de 300 K e sob pressão de 3 atm, uma massa de gás perfeito ocupa o volume de 10 litros. Calcule a temperatura do gás quando, sob pressão de 2 atm, ocupa o volume de 20 litros.
2. Dentro de um recipiente de volume variável estão inicialmente 20 litros de gás perfeito à temperatura de 200 K e pressão de 2 atm. Qual será a nova pressão, se a temperatura aumentar para 250 K e o volume for reduzido para 10 litros?
3. Um balão de borracha continha 3 litros de gás hélio, à temperatura de 27 oC, com pressão de 1,1 atm. Esse balão escapuliu e subiu. À medida que o balão foi subindo, a pressão atmosférica foi diminuindo e, por isso, seu volume foi aumentando. Quando o volume atingiu 4 litros, ele estourou. A temperatura do ar naquela altura era 7 oC. Calcule a pressão do gás em seu interior imediatamente antes de estourar.
4. Um gás ocupa o volume de 20 litros à pressão de 2 atm. Qual é o volume desse gás à pressão de 5 atm, na mesma temperatura?:
5. Um gás mantido à pressão constante ocupa o volume de 30 litros à temperatura de 300 K. Qual será seu volume quando a temperatura for 240 K?
6. Num recipiente de volume constante é colocado um gás à temperatura de 400 K e pressão de 75 cmHg. Qual é a pressão à temperatura de 1200 K?
7. Sob pressão de 5 atm e à temperatura de 0o C, um gás ocupa o volume de 45 litros. Determine sob que pressão o gás ocupará o volume de 30 litros, se for mantida constante a temperatura.
8. Um certa massa de gás hélio ocupa, a 27oC, o volume de 2 m3 sob pressão de 3 atm. Se reduzirmos o volume à metade e triplicarmos a pressão, qual será a nova temperatura do gás?
9. Num dia de tempestade, a pressão atmosférica caiu de 760 mmHg para 730 mmHg. Nessas condições, qual o volume final de uma porção de ar que inicialmente ocupava l litro? Suponha que a temperatura não tenha variado.
10.
10. O gráfico representa a isóbara para certa quantidade de um gás perfeito. Determine a temperatura TA.