Programa de Iniciação as Praticas Administrativas
Vivemos em uma sociedade Institucionalizada e composta de organizações.
Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações.
Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (como recursos físicos, materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos e etc.).
A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem das atividades e do trabalho daquelas.
Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações.
As organizações são heterogêneas e diversificadas, de tamanho, características, estruturas e de objetivos diferentes.
Existem organizações lucrativas (como as empresas) e organizações não-lucrativas (como exército, igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais (ONGs) etc.).
Neste trabalho iremos abordar o tema de Administração de Operações Produtivas e Técnicas de Racionalização de Processos da empresa Doce Magia, uma organização de fins lucrativos e com capital aberto, que fabrica diversos tipos de doces, abordando o seu perfil organizacional, identificando e analisando seus processos com intuito de sugerir propostas de melhorias na área de produção.
1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
1.1 Descrição da Organização
A empresa José Telmo S. Almada ME (Doce Magia) iniciou suas atividades no ano de 2000 tendo como fundadores: José Telmo Almada e Marcos Almada. Após dois anos de sociedade, os sócios resolveram se separar e cada um montar a sua própria empresa, José Telmo Almada permanecendo na cidade de São José dos Campos com a marca Doce Magia e Marcos Almada mudando-se para a cidade de Mogi das Cruzes abrindo uma nova empresa.
A Doce Magia é uma empresa de capital aberto, de pequeno porte, ela está localizada na Travessa dos