Pipa 2 semestre
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PIPA – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÁS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS
RIBEIRÃO PRETO - SP
2011
Gabriel Ribeiro Lascane Ra: A812JD-9
João Raphael Palma Ra: A7978I-0
Ryan Junes R. De Lima Ra: A774FF-7
Walmiro Prata De Lima Neto Ra: A93DAC-4
EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA À TEORIA DAS RELACOES HUMANAS
Um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas dos 2º/1º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
RIBEIRÃO PRETO - SP
2011
PIPA - Programa de Iniciação às Práticas Administrativas - 2º/1ºSEMESTRES 2011
INTRODUÇÃO
“Basicamente, a administração é a coordenação de esforços humanos, ou seja, a consecução de objetivos pelo uso dos esforços de outras pessoas. A eficácia com que um empreendimento é administrado é atualmente tida como talvez o mais importante elemento do sucesso do empreendimento a longo prazo.”
Glenn A. Welsch.
Administrar tem como significado direto o planejamento e a direção dos atos e conseqüentemente levando em conta as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário.
As organizações hoje precisam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa, aceitarem bem as mudanças de mercado com uma filosofia flexível. Neste 2º semestre o tema escolhido para a realização do trabalho é o estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de pequeno ou médio porte. Com base destas informações iniciamos a captação das informações na empresa Spaguetti & Cia e observamos que as características mais marcantes se aproximam muito