Trabalhos
FACULDADE DE TERAPIA OCUPACIONAL
Terapia Ocupacional na reabilitação de pacientes com ceratocone
CAMPINAS
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
FACULDADE DE TERAPIA OCUPACIONAL
Aline RA:
Jéssica RA:
Julia RA:
Terapia Ocupacional na reabilitação de pacientes com ceratocone
Seminário: Terapia Ocupacional na reabilitação de pacientes com ceratocone apresentado à disciplina Terapia Ocupacional e a pessoa com deficiência II do Curso de Terapia Ocupacional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, como requisito parcial para a aprovação na disciplina, sob a orientação da Professora Liana Tannus.
CAMPINAS
2013
Roteiro
OBJETIVO
A finalidade deste trabalho consistiu na associação da atuação da terapia ocupacional com esta problemática tão complexa e tão rara, considerando o momento oportuno da intervenção terapêutica ocupacional e os equipamentos e locais de atendimento disponíveis em Campinas.
DEFINIÇÃO E EVOLUÇÃO DA CERATOCONE
O ceratocone é uma doença da córnea, caracterizada pelo aumento progressivo e irreversível de sua curvatura, bem como pela diminuição progressiva de sua espessura. Em outras palavras, a córnea, torna-se “pontuda” e “fina”. Na evolução natural do ceratocone, a córnea perde progressivamente sua conformação original (levemente curva) e adquire um formato atípico (extremamente curva, semelhante a um cone).
Sua causa exata ainda permanece desconhecida, porém sabe-se que alguns genes estão diretamente envolvidos no aparecimento do ceratocone. Por isso, a presença do ceratocone é mais comum em membros de uma mesma família. Entretanto, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família. Sabe-se também que alguns fatores externos atuam