Trabalhos
O presente artigo tem como objetivo analisar e apontar as principais características da habilidade de administração do tempo, na execução de tarefas pela secretária executiva, cujo papel principal é assessorar seu executivo de maneira a fazer com que ele se ocupe com questões relevantes e problemas que necessitem de sua atenção para serem solucionados, e também de como se pode contribuir para a otimização do uso do tempo de seu executivo. Assim, podemos dizer que quem administra o tempo, aumenta sua produtividade, fator determinante para ter destaque no mundo organizacional, porém ser produtivo não é a mesma coisa que ser ocupado. Ser produtivo é fazer certo as coisas certas, isto é, fazer aquilo que se considera importante e prioritário com a menor quantidade de recursos possível, e o tempo é um recurso fundamental.
Desta forma, diante das várias funções atribuídas ao profissional do secretariado executivo, o tempo para a realização de inúmeras tarefas acaba se tornando, muitas vezes, um empecilho caso o profissional não saiba lidar com a habilidade de administração do mesmo. Dentre alguns destes empecilhos podemos dar ênfase ao acúmulo de tarefas do profissional; excesso de interrupções no ambiente de trabalho; excesso de reuniões e eventos para assessorar; falta de hábito de fixar prioridades e solicitações de subordinados. Logo, para atender a todos de forma completa, o planejamento e o controle do uso do tempo passaram a ser um diferencial significativo no processo estratégico das organizações, para a secretária executiva.
Para que o seu trabalho aconteça de forma eficiente e eficaz, o profissional primeiramente deve conhecer todo o cronograma da empresa na qual trabalha, e principalmente, o do executivo o qual vai assessorar, depois desse passo aparentemente simples, porém detalhado e que requer atenção e competência, o profissional deve planejar suas atividades