trabalhos
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3
O QUE FOI O ESTRUTURALISMO, O FUNCIONALISMO E SUAS DIFERENÇAS.. 4
REFERENCIAS 6
INTRODUÇÃO
Na psicologia, ao longo de sua história os sistemas de pensamentos foram surgindo com diferentes concepções do que é o homem, o mundo e de como abordar o objeto da Psicologia. Dentre esses sistemas estão dois muito importantes para o desenvolvimento da Psicologia: o Estruturalismo e o Funcionalismo. Cada um se caracterizou pela sua definição de Psicologia, por seus conteúdos e métodos no desenvolvimento de pesquisas que contribuíram para o conhecimento psicológico.
O QUE FOI O ESTRUTURALISMO, O FUNCIONALISMO E SUAS DIFERENÇAS
O Estruturalismo surgiu com inglês Edward Bradford Titchener (1867–1927), que, embora alegasse tratar do mesmo sistema estabelecido por Wilhelm Wundt (1832-1920) - fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal – os dois eram completamente distintos e a denominação estruturalismo é adequada apenas para definir a psicologia de Titchener. E tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica.
Os métodos de Wundt era a psicologia experimental, ele acreditava que as funções mais simples, como a sensação e a percepção, deviam ser estudadas por meio de métodos laboratoriais. Para Wundt a questão que mais chamava sua atenção era a organização dos elementos ou conteúdos mentais, ou seja, sua síntese em processos cognitivos superiores por meio da apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo).
Titchener descartava a doutrina da apercepção de Wundt, o seu enfoque estava nos elementos propriamente ditos e, em sua opinião a principal tarefa da psicologia consistia na descoberta da natureza das experiências conscientes elementares – a determinação da estrutura da consciência mediante