Trabalhos
DESPORTO, SAÚDE E SEGURANÇA
Manuel Vitorino Cardoso
1
A
explosão
de
pesquisas surge
centradas a partir
no da
paradigma
Epidemiológico
informação cada vez mais sólida de que existe uma associação forte e consistente entre Actividade associaç Física e a Saúde; que a inactividade e o Saú de sedentarismo aumentam a mortalidade e reduzem a longevidade. longevidade
(Paffenbarger et al., 1986; Bouchard et al.,1988; Bouchard e Shephard, 1994; Paffenbarger et al., 1994; Blair e Connely, 1996)
DESPORTO
Actividade Física
SEGURANÇA
SAÚDE
2
DESPORTO é a prática metódica de jogos ou de qualquer actividade que implique exercício físico e perícia podendo ou não ter como objectivo a competição.
(Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa)
ACTIVIDADE FÍSICA consiste na realização de qualquer movimento FÍ corporal produzido pelos músculos esqueléticos e que resulta em dispêndio energético, englobando toda e qualquer actividade realizada no dia-a-dia que contribua para esse fim, tendo reflexo no dispêndio energético diário total.
(Caspersen et al., 1985) Bouchard e Shephard, 1993; Bouchard, 1994; Shephard, 1994).
SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não SAÚ apenas a ausência de doenças ou enfermidade.
Organização Mundial de Saúde (OMS)
OBJECTIVO
SAÚDE
Não é a produção de resultados imediatos e por ventura extemporâneos, mas sim um estabelecimento de hábitos de prática regular que perdurem ao longo da vida.
Recolher dividendos que se reflictam positivamente na saúde, não só ao nível dos factores cardiovasculares, mas também a nível emocional e social.
3
A INACTIVIDADE é hoje reconhecida como um factor de risco para a saúde
• Modificações sociais e ambientais profundas • Substituição das actividades ocupacionais que exigem um gasto energético • Adopção de facilidades automatizadas • Adopção cada vez mais da “lei