Trabalhos
[pic]
Colônia: representa a consolidação de domínio territorial, o que implica apropriação de terras submissão das populações de frontadas e também exploração dos recursos presentes no território colonial.
[pic]
Conquista e domínio territoriais: A conquista sintetiza a essência da colônia e pode ser considerado um traço comum na maioria dos processos coloniais de exploração (envolvendo, inclusive, o uso da violência). No período inicial da colonização, os europeus apropriaram-se de uma natureza e de territórios já humanizados em maior ou menos grau, por povos que viviam nas áreas conquistadas.
[pic]
Economia Colonial: no Brasil ela vai desde 1500 até meados de 1870 e tem como características as relações escravagistas de produção que o Brasil manteve até 1888. Por esse critério a implantação do capitalismo no Brasil se deu quando foram introduzidas as relações assalariadas de produção.
[pic]
Divisão Internacional do Trabalho (DIT): É a divisão do trabalho ou da produção impostas pelos colonizadores as suas colônia cabendo a estas um fornecimento de produtos primários e a compra de produtos mano faturados e industrias na interdependência economia estabelecida com aqueles.
[pic]
Acumulação primitiva de Capital: Trata-se do processo de acumulação de riquezas ocorrido na Europa, entre os séculos XVI e XVIII, que possibilitou grandes transformações econômicas ocorridas com a primeira revolução industrial (séc. XVIII e XIX).
[pic]
Espaços extrovertidos: espaços geográficos produzidos e organizados para atender o mercado externo.
[pic]
Arquipélago econômico: Expressa a falta de integração entre as economias regionais que se constituíram como espaços relativamente autônomos de produção e consumo, guardado relações mais estreitas com os mercados externos do que entre