Trabalhos
As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia. James Clerk Maxwell, físico escocês, ficou conhecido por desenvolver o trabalho mais notável na área do eletromagnetismo no século XIX. Maxwell se apoiou nas leis experimentais que foram descobertas pelos célebres cientistas Coulomb, Ampère, Faraday e deu a essas teorias uma nova visão, estruturando um conjunto de equações que resume todos os conhecimentos sobre o eletromagnetismo, as quais ficaram conhecidas como equações de Maxwell.
Além de descrever o comportamento do campo elétrico e do campo magnético, as equações de Maxwell possibilitaram a previsão da existência das ondas eletromagnéticas, as quais são muito conhecidas e empregadas na ciência e na tecnologia. São ondas eletromagnéticas: as ondas de rádio, as micro-ondas, a radiação infravermelha, os raios X e raios gama e a luz visível ao olho humano.
Campos induzidos
Os fenômenos elétricos que ocorrem próximos a cargas elétricas estão ligados pelo fato de existir um campo elétrico na região próxima à carga. Sendo assim, podemos dizer que só haverá um campo elétrico quando uma carga de prova interagir com a região de perturbação.
Uma força eletromotriz induzida tanto pode se originar da variação de um campo magnético em função do tempo, como também da ação de um campo magnético uniforme sobre um fio condutor retilíneo. Ou seja, origina-se pelo movimento de um circuito. Nesse caso, a variação do fluxo do campo magnético induz um campo elétrico E em cada ponto do espaço.
Sempre que verificarmos que uma corrente elétrica induzida se originou por consequência da movimentação de um circuito elétrico, esse fenômeno é explicado pela força magnética. Porém, em alguns momentos teremos dificuldades em definir a corrente elétrica induzida fazendo uso da força magnética. Então, para tal