trabalhos
O tema (comunidades virtuais, redes sociais) foi abordado com um foco diferente do esperado. O texto deveria ser sobre “viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”, esperando-se que fossem analisados os limites das publicações e interações virtuais. Tal informação era claramente dita na proposição e, com uma leitura atenta da coletânea, é possível encontrar uma hipótese (No segundo fragmento: Especialistas recomendam que não deve ser publicado o que não se fala em público).
Ao invés disso, o candidato discorreu sobre o poder de alienação da informática e sua possibilidade de democratização política. Note que não houve o foco nos limites e, até mesmo, indicações de como devem ser usadas as redes sociais digitais. Isso já reduziria a nota em relação à abordagem do tema, mas não foi o único problema.
Uma das principais instruções do Enem não foi cumprida: a proposta de conscientização social. Muito provavelmente, o tema foi estabelecido com o intuito de indicar como a população pode usar as ferramentas digitais, mantendo sua privacidade. Não houve, em parte alguma do texto, uma análise nesse sentido. Pelo contrário, o autor ficou apenas nos famosos “prós e contras”, não cumprindo a proposta integralmente.o indivíduo um ativista pacífico de seus valores. Nesse sentido, viver no século XXI é sinônimo de