Relatorio de filme
A história do mundo começa naquilo que chamamos de Pré-História, vai desde o surgimento da vida da Terra, passando pela evolução da espécie humana, indo até o aparecimento da escrita. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano desenvolveu, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo desenvolveu uma cultura muito importante. Esse período é divido em três períodos conhecidos como Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
O filme analisado mostra a pré-história antes da fase escrita e os diferentes graus de evolução do homem conforme a tribo e suas descobertas. Diante desse grau de evolução percebe-se que a organização tribal gira em torno do fogo e de seus benefícios. Entre os benefícios mais simples, tem-se o aquecimento do corpo, o cozimento da carne, a proteção contra os animas e a confecção de lanças.
Essas descobertas podem ser chamadas de tecnologias, segundo o filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto (2005). Em sua obra sobre os conceitos de “tecnologia”, ele explica os diferentes sentidos mais usuais do termo. Um dos sentidos que pode ser usado na presente análise é o terceiro sentido, o qual diz: “a tecnologia relaciona-se ao conjunto de técnicas de que dispõe uma sociedade. Refere-se mais especificamente ao grau de desenvolvimento das forças produtivas de uma determinada sociedade”.
Perante este conceito podemos analisar o capitulo 10 – cena 1h11” a 1h15”30’ do filme, no qual o personagem entra em contato com uma tribo que possui hábitos, noções e tecnologias mais avançadas que sua tribo de origem. Com ela o personagem descobre que é possível dominar o fogo, e produzi-lo a partir de técnicas. Nesta cena, também é percebido que a tribo mais evoluída tem maior controle do