trabalhos
A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. (Acesso em:24/08/2013 -http://www.significados.com.br/administracao/).
2- As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo à analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho.
Teoria científica: que surgiu durante a Revolução Industrial, onde acreditava-se que quanto maior fosse a gratificação salarial maior seria a produção, também trabalhou para a melhoria do ambiente de trabalho como a ventilação e iluminação. Surgiu o cargo de supervisor.
Teoria clássica: o percursor foi Henry Fayol que estava preocupado com a estrutura das organizações. Acreditava-se que as empresas tinham seis funções em comum: técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa. Enfatizouos princípios da divisão de trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse particular pelo interesse geral, remuneração, hierarquia, equidade.
Teoria das Relações Humanas: esta priorizava os sentimentos dos indivíduosdeixava de lado as regras e normas. Acreditava-se na influencia dos fatores psicológicos na produção, assim passou-se a salientar o bem-estar social além do ambiental também passou a tratar de assuntos como: motivação humana, liderança, comunicação, dinâmica de grupo.
Teoria Burocrática: criada por Max Weber visava a eficiência administrativa como objeto básico. Esta recebeu influencias dos sociólogos que acreditavam no trabalho árduo como