Trabalhos
Faculdade Estácio Radial Curitiba
Reinaldo Pires Machado, Marcio Coradassi
Turma 3001
marcio.coradassi@hotmail.com, reinaldinhopires@hotmail.com
Resumo
Esse experimento tem como objetivo principal determinar o empuxo exercido pela água e álcool sobre um corpo de forma cilíndrica e obter valores experimental do empuxo com álcool e água e comparar valores.
I. INTRODUÇÃO
Neste relatório abordou-se sobre os principais fundamentos do princípio de Arquimedes e densimetria. Procurou-se entender de maneira prática o princípio de Arquimedes e compreender que o empuxo sofrido por um objeto dentro de um líquido é igual ao peso do líquido correspondente ao volume do objeto imerso nele.
II. ASPECTO GERAL
Algumas lendas dizem que Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo fica mais leve quando esta imerso na água devido a uma força verticalmente para cima que o líquido exerce sobre este corpo. Essa força que o líquido exerce no corpo é chamada de empuxo.
O princípio de Arquimedes diz que:
Todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Sendo Vf o volume do fluido deslocado então a massa do fluido deslocado é:
Mf = df. Vf
Sabendo que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso:
E = P = m . g
Assim temos que o empuxo é:
E = df. Vf . g
O fluido deslocado é o volume do fluido que caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso, como mostra figura abaixo estando ele totalmente ou parcialmente imerso, como mostra figura abaixo:
Arquimedes formulou o seu princípio para a água, mas ele funciona para qualquer fluido, até mesmo para o ar.
Quando um corpo mais denso que o líquido está totalmente imerso, percebemos que o seu peso é aparentemente menor do que no ar. Este peso aparente é a diferença entre o peso real e o empuxo.
Paparente = Preal –