trabalhos
Nas paginas a seguir abordaremos um dos principais temas da teoria geral da administração (TGA), trata-se das funções administrativas, que são de fundamental importância para gerir bem uma organização, seja ela com ou sem fim lucrativo.
Observaremos aqui o conceito histórico, abrangência, subdivisões e definições das funções administrativas.
Dentro dessas funções encontramos ferramentas que se utilizadas, possibilitam que o projeto mais assertivo.
Para administrar bem uma organização é necessário que gestor planeje, organize, dirija e controle o proposto projeto, sem utilizar tais ferramentas será inviável que haja retorno positivo.
Também se pode dizer que essas funções são subsistemas que tem como principal objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas por um objetivo em comum.
FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
1. PLANEJAMENTO O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Algumas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Nas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais frequência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação. Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo