Good
CTC – TCE – TEC
Materiais de Construção IV
Professor: Rogério Cortez
Relatório
Laboratório de Materiais de Construção IV: Tensão de ruptura de tijolos e madeira
PROCEDIMENTO: O laboratório teve início com a parte que tange aos tijolos, onde nos foi feita uma pergunta que foi respondida ao longo dos processos realizados. A pergunta em questão foi: como faço para saber se um tijolo está bom? O procedimento que nos foi relatado foi de que primeiramente é retirado 2 lotes de 13 tijolos de diferentes lugares do caminhão, e com estas amostras é que chegaremos a decisão se aquela remessa é boa ou não. Primeiramente os tijolos sofrem uma avaliação visual, onde é verificado:
-Rachaduras;
-Quinas arredondadas;
-Se está vitrificado;
-Muito poroso;
-Se possui flecha (barriga)
-Empenado
Verificando mais de 4 tijolos defeituosos por lote, já se pode recusar a remessa do caminhão. Em seguida testa-se a absorção do tijolo, onde tiramos sua massa enquanto seco, e a massa dele depois de ficar mergulhado em água por 24 horas. Na amostra que pegamos os valores foram:
-Tijolo seco: 2,040 kg
-Tijolo após 24 horas na água: 2,338 kg
E por fim aplicamos a fórmula para descobrirmos sua porcentagem de absorção:
(Pu-Ps)/Ps = 14,6% A norma define que um bom tijolo deve ter entre 8% e 25%, então nesse aspecto o tijolo em questão estava OK. Seguido a isso, iniciou-se o procedimento de medição de resistência dos tijolos, onde foram seguidos os seguintes passos:
-Foram utilizados 6 tijolos úmidos, para que fosse medida a resistência na pior situação possível.
-Receberam uma camada de cimento (nata) na região onde a prensa iria atuar.
-Untou-se com óleo duas placas de vidro que foram postas nos lados cimentados do tijolo, e deixou dessa maneira por 24 horas, para que secasse.
-Após esse período é