Trabalhos
O pensamento conceitual opera de maneira diferente do pensamento mítico. Enquanto o pensamento mítico trabalha por associação de fragmentos heterogêneos, o pensamento conceitual trabalha por método, um procedimento lógico com articulação racional.
Um conceito é uma explicação da essência própria de um ser, assim como a compreensão intelectual dele. É o resultado de uma análise ou de uma síntese da realidade ou do próprio pensamento. O pensamento lógico ou racional opera de acordo com os princípios da identidade, contradição, razão suficiente e causalidade. Distingue verdades de fato e verdade de razão, enquanto o pensamento mítico narrava a origem da natureza por meio de genealogias divinas, que envolvia os sentimentos deles, o pensamento cosmológico explicava a origem da natureza por meio de elementos naturais mas não mais envolvendo sentimentos, e sim transformações ou movimentos. Para os gregos, movimento significa toda a mudança qualitativa de um ser, toda mudança quantitativa, toda mudança de lugar e toda geração ou nascimento.
Aristóteles estabeleceu causas para esses divididos por: * Causa material – A matéria de que alguma coisa é feita(exemplo: madeira, pedra, metal, líquido). * Causa formal – A forma que alguma coisa possui e que a individualiza e a diferencia das outras(exemplo: a mesa é a causa formal da madeira, a estátua é a causa formal da pedra, e assim por diante). * Causa motriz ou eficiente – Aquilo que faz uma matéria receber uma forma determinada (exemplo: a causa motriz da mesa é o carpinteiro). * Causa final – O motivo ou a finalidade para a qual a coisa existe, se transforma e se realiza( exemplo: a mesa serve para servir de