Trabalhos
Prática – Porífera
5. Desenvolvimento direto: Alguns seres, depois das primeiras fases de desenvolvimento, o embrião já se mostra muito semelhante aos adultos de sua espécie. Chamamos esse desenvolvimento de direto.
Exemplo: aves.
Desenvolvimento indireto: Ocorre com os seres vivos antes de chegarem à fase adulta, passam por algumas transformações na forma externa.
Exemplo: homem.
Desenvolvimento indireto ou metamorfósico: Existem outros seres que tomam várias formas antes de atingir o estado adulto. Tais formas são chamadas de larvas, que são totalmente diferentes da forma adulta. O processo de passagem da forma larval para a forma adulta é chamado de metamorfose.
Exemplo: borboleta.
6. A fecundação cruzada consiste em dois seres se fecundarem simultaneamente, como por exemplo, o duas plantas diferentes, porém da mesma espécie, podem trocar pólen para a fecundação e assim garantir a recombinação genética, bem como pode acontecer também com os animais, por exemplo nos gastrópodes (caramujo) que são hermafroditas, mas precisam de um parceiro para reproduzir, isso acontece quando um introduz o pênis no póro genital do outro e vice versa. São fecundados simultaneamente.
7. Existem três tipos principais de organização estrutural dos poríferos, Áscon é o tipo mais simples, sícon é um tipo intermediário, e o lêucon ou rágon. O tipo mais desenvolvido é o lêucon, que apresenta estrutura mais complexa que os anteriores. Com o átrio reduzido, e a parede do corpo bastante desenvolvida e percorrida por um complicado sistema de canais e câmaras. Os coanócitos encontram-se revestindo câmaras esféricas, também denominadas câmaras vibráteis, interpostas num sistema de canais. Os canais partem dos poros e atingem as câmaras transportando água são denominadas inalantes ou aferentes. Das câmaras saem os canais exalantes ou eferentes que atingem o átrio. Os coanócitos só aparecem nas câmaras vibráteis. Os pinacócitos revestem a