Trabalhos
O que é e para que serve ?
A Psicologia do trânsito nada mais é do que estudar o comportamento dos pedestres, do motorista amador e profissional, do motoqueiro, do ciclista, dos passageiros e do motorista de coletivos, e de um sentido mais amplo ainda de todos os participantes do tráfego aéreo, marítimo, fluvial e ferroviário.De modo geral a Psicologia do trânsito fiscaliza e orienta o comportamento dos usuários das rodovias e das redes viárias urbanas.
Este comportamento aparentemente parece simples, mais na verdade é bastante complexo pois ele pode incluir processos de atenção, de detecção, de diferenciação e de percepção
O Comportamento do transito é algo que compreende as reações de todas as pessoas que se movimentam, independente de sua idade, condição socioeconômica, nível de instrução, sexo ou profissão.
A área da psicologia no transito serve para conhecer toda a gama do comportamento nesse tipo de situações, comportamento individual e social, contribuindo para um melhor conhecimento do homem. Esses estudos são de diversos fatores perceptivos cognitivos e de reação que podem contribuir para melhorar por um lado a situação da estrada e da sinalização rodoviária e urbana e por outro lado pode aperfeiçoar os veículos permitindo maior visibilidade, melhor opinião e colocação mais eficiente dos comandos.
Uma análise detalhada da tarefa do condutor de veículos revela uma infinidade de fatores, cada um dos quais pode ser importante para evitar um acidente, merecendo, portanto ser assunto de um estudo aprofundado.
Como conseqüência, a psicologia do trânsito pode contribuir para diminuir a enorme quantidade de acidentes nas estradas, como pode também dar as diretrizes educacionais sugerindo recursos mais eficientes para o ensino; dirigir é aparentemente simples mais um pequeno erro pode ter conseqüências seriíssimas. A psicologia do trânsito oferece subsídios para garantir a todo ser humanas condições de maio r segurança no trânsito,