Trabalhos
MELINA DA CRUZ MARTINS
TÉCNICAS FONOARTICULATÓRIAS
PARA O PROFISSIONAL DA VOZ
BAURU
2011
“A cada dia cresce o número de profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, como professores, locutores, repórteres e atores. Para melhor desempenho nesse mercado tão competitivo, esses profissionais buscam aperfeiçoamento na expressão oral por meio de articulação clara e precisa” (pg. 52).
“[...]Desde aGrécia antiga, no início dos estudos sobre a retórica, que a sociedade valorizava a expressão oral” (pg. 53).
“[...]A importância dada à eloqüência em Atenas e a história de Demóstenes foram estudadas para justificar a importância da fala no mundo em que vivemos, já que ela é um instrumento de trabalho importantíssimo” (pg. 54).
“Este trabalho de pesquisa foi realizado por meio de levantamento bibliográfico, abrangendo não apenas a área de fonoaudiologia, como também as publicações e revistas nas áreas de teatro, canto e oratória” (pg. 54).
“[...]Em busca da precisão articulatória, ele desenvolveu o que chamou de gourmet de fonética . Pela observação da posição da língua e da abertura da boca na pronúncia das vogais, foram estudados os pontos articulatórios de todas as consoantes” (Stanislavski pg. 54).
“[...]Para o autor, o trabalho com a articulação é tão importante que chega a descentralizar o trabalho da laringe durante a fonação” (Bloch pg. 54).
“Os lábios foram relacionados como órgãos fonéticos importantes porque eles intervêm na articulação dos fonemas” (Sanchez pg. 54).
“[...]A articulação ideal é aquela que ressalta cada sílaba, considerando as consoantes, respeitando a sonoridade das vogais” (Nunes pg. 55).
“É na boca que acontecem a articulação dos fonemas e a ressonância do sinal laríngeo e é por isso mesmo que qualquer alteração, como a ausência de dentes (com escape de ar e língua entre os dentes) e a oclusão inadequada dos maxilares podem provocar transtornos na articulação da palavra”