Trabalhos
Pranchas.
No começo, as pranchas eram feitas de madeira, de troncos de árvores. Chegavam a pesar 80 kg, tinham 4 metros de altura e não havia quilhas. Sem dúvida a prancha de surf é um instrumento muito importante na vida de qualquer surfista, existem varios tipos de pranchas de surf: LongBoard, FunBoard, ShortBoard, Gun, Maroleiras entre outras. Antigamente as pranchas eram muito grandes com cerca de 12, 13 pés ou seja eram longs, feitos em maderiti e sem quilhas. Antigamente costumava-se surfar sem leash por isso um australiano que surfara PIPELINE de backside colocava a mão em sua prancha para não cair e não perde-la dai o motivo de se colocar a mão na borda da prancha em tubos de backside, nessa época esse mesmo australiano surfava pipeline com pranchas de 10 pés e 11 quilos, e disse que só poderia entrar na onda em diagonal pois com suas pranchas grandes e pesadas não se poderia fazer a cavada para entrar no tubo, antigamente o Surf só era praticado pelos Reis da polinesia (tahiti, havai etc..).
Dicas 1. Quanto maior, mais larga e mais grossa, maior a flutuação da prancha. Para os iniciantes, é melhor escolher uma prancha com essas características para conseguir remar melhor, se equilibrar e ficar em pé. 2. Os bicos redondos são mais usados por iniciantes e nas escolinhas para evitar lesões.
Shaper.
O shape é o primeiro procedimento a ser executado, é nele que serão definidas as linhas e medidas de cada prancha. Este trabalho cabe ao Shaper, isto é, o "artesão" que vai dar forma a prancha. Cabe ao shaper definir que tipo de fundo será utilizado, o tipo de rabeta, a flutuação, a espessura, a marcação do posicionamento das quilhas, etc. Todas estes itens são calculados a partir de informações que o surfista passa ao shaper. Destas informações são transformadas em cálculos, e os resultados obtidos em medidas para a prancha. Daí a importância das informações que você passa ao shaper. Quanto ao blocos, hoje em dia os blocos já vem