Trabalhos
General-de-Brigada Médico João Severiano da Fonseca
[pic]
Aos vinte e sete dias do mês de maio do ano de 1836, na antiga cidade de Alagoas (hoje, Marechal Deodoro-AL), nasce João Severiano da Fonseca, um dos oito filhos da família do Tenente-Coronel Manuel Mendes da Fonseca e de Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca.
Os irmãos, seguindo o exemplo do pai, optam pela carreira das Armas. João Severiano, fugindo à regra, resolveu ingressar na Faculdade de Medicina da Corte.
Como estudante de medicina, João Severiano deu provas de altruísmo ao prestar socorro às vítimas da terrível epidemia de cólera que assolou, em 1854, a Província do Rio de Janeiro, então capital do País. Por sua dedicada atuação, foi recompensado pelo Governo com a condecoração do Grau de Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa.
Em 1858, recebeu o grau de Doutor, fazendo-se médico por vocação. Mas o amor pela farda o impeliu ao Exército. Severiano da Fonseca ingressa no Corpo de Saúde, com o posto de 2° Tenente-Cirurgião, no ano de 1862.
De 1864 a 1870, participa, como voluntário, da Campanha do Uruguai, na qual presta notáveis serviços médicos. Em seguida, toma parte na Campanha da Tríplice Aliança, defendendo a Pátria e salvando vidas. Por essa participação recebeu a Ordem do Cruzeiro, tornando-se o único oficial do Corpo de Saúde a ostentar essa condecoração. Além disso, foi elogiado pelos seus superiores hierárquicos por ter demonstrado zelo, competência profissional e senso humanitário em diferentes momentos dessa memorável campanha.
Sua inteligência e interesses variados fizeram com que também voltasse sua atenção para outras áreas do conhecimento. Integrou várias agremiações literárias e científicas, entre as quais o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; o Instituto de França; o Instituto Farmacêutico do Rio de Janeiro; as sociedades de Geografia do Rio de Janeiro, de Lisboa e de Madri; o Instituto Arqueológico Alagoano; o Ateneu de Lima e o