Trabalhos
O conhecimento é a grande categoria do processo educacional. É estratégia fundamental e privilegiada de vida, de uma vida práxica que se constrói, histórica e socialmente, no cotidiano que emoldura a catalisa nossas experiências. O conhecimento é mediação central do processo educativo. E aí ele se constrói concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento.
1-
* MÉTODO INDUTIVO: Caracteriza-se pelo processo pelo qual ,o pesquisador por meio de um levantamento particular,chega a determinadas conclusões gerais,ou seja, parte-se do específico para o geral.
Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.
* MÉTODO DEDUTIVO: Caracteriza-se, quando se parte de uma situação geral e genérica para uma particular.
A dedução é o processo mental contrário à indução. Através da indução, não produzimos conhecimentos novos, porém explicitamos conhecimentos que antes estavam implícitos.
O seguinte exemplo mostra a diferença entre os métodos indutivo e dedutivo:
1- Dedutivo:
Todo mamífero tem um coração.
Ora, todos os cães são mamíferos:
Logo, todos os cães têm um coração.
1.2- Indutivo:
Todos os cães que foram observados tinham um coração:
Logo, todos os cães têm um coração. 1.3-
O método indutivo pretende criar um entendimento único a partir da observação de fenômenos comuns. Toda a geração de teoria tem como princípio o método indutivo, pois é da análise de fatos e informações concretas que se induz uma teoria que explique os