Trabalhos
O trabalho tem como objetivo mostrar as principais características do protocolo TCP/IP seu histórico, e a comparação entre os modelos de camadas TCP/IP e o de referencia ISO/OSI.
A Organização Internacional para a Normalização,ISO, foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é chamada OSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos.
Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
A ISO costuma trabalhar em conjunto com outra organização, a ITU (International Telecommunications Union), publicando uma série de especificações de protocolos baseados na arquitetura OSI. Estas séries são conhecidas como 'X ponto', por causa do nome dos protocolos: X.25, X.500, etc.
Este modelo é dividido em camadas hierárquicas, ou seja, cada camada usa as funções da própria camada ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações para o usuário, seja ele um programa ou uma outra camada
Hoje, quando se fala em Redes, é inevitável não se falar do TCP/IP. O conjunto de protocolos originalmente desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, sob contrato para o Departamento de Defesa dos EUA, se tornou o conjunto de protocolos padrão das redes locais e remotas
O grande avanço foi justamente o fato do TCP/IP não ter nenhuma grande empresa empenhada no seu desenvolvimento. possibilitando a sua implementação e utilização por diversas aplicações em praticamente todos os tipos de hardware e sistemas operacionais existentes.
Ate mesmo antes da internet ser o que é hoje, o TCP/IP já era o protocolo obrigatório para grandes redes, com diversos produtos dos mais diferentes fornecedores, ate mesmo escolhido pela Microsoft para o