Estudo de caso queimadura 2 grau
PEDIATRIA
MANAUS
2010
ANA CARLA DOS REIS VARGUES
ESTUDO DE CASO
MANAUS
2010
Queimaduras As lesoes provocadas por queimaduras costumam ser atribuídas a fontes de calor extremo, mais também pode resultar da exposição ao frio, compostos químicos a eletricidade ou radiação. Existem queimaduras que exibem gravidade relativamente pequena e não necessitam de um tratamento clinico definitivo.
As queimaduras que envolvem uma ampla área da superfície corpórea, segmentos corpóreos críticos ou ainda a população geriátrica e pediatria muitas vezes são beneficiados em centro especializados.
Epidemiologia
A caracterização dessas queimaduras è pela idade do paciente e elo tipo de lesão: * As queimaduras por água quente são mais freqüentes em crianças de 1 a 3 anos de idades. * As queimaduras provocadas por fogo ou incêndio são mais comum em crianças mais velhas. * De 10 a 20% dos casos dos casos documentados de abuso ou maus tratos incluem lesões ocasionadas por queimaduras. * As crianças que brincam com fósforo ou isqueiros respondem por um dentre 10 incêndios domésticos.
Grau de destruição tecidual
È determinado a partir de seguintes fatores: * Intensidade da fonte do calor. * Duração do contato ou exposição. * Condutividade do tecido envolvido. * Velocidade de dissipação da energia, térmica da pele.
Característica da lesão por queimadura
As respostas fisiológicas, a terapia, o prodiagnóstico e o estado de animo da criança lesada estão diretamente relacionados à quantidade de tecido destruído.
Fatores importantes determinantes da gravidade da lesão: * Localização das feridas * Idade da criança * Agente causal * A presença do envolvimento respiratório * Estado geral de saúde da criança * A presença de qualquer lesão ou condições associadas.
Profundidade da lesão * As queimaduras superficiais (primeiro grau)
Costumam ser de pequeno