Trabalhos
Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e eficaz: o desejo do leitor. Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado. Devemos sempre escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Desta forma o leitor sentirá mais prazer na leitura e poderá aproveitar mais.
FOCO NO TEXTO
Para que tenhamos uma boa leitura é necessário manter o foco no texto, é importante que o aluno busque conhecimento para saber lidar com algumas situações e ter opinião própria. A leitura traz um conhecimento mais amplo e passa a ter uma visão diferente de tudo o que acontece ao nosso redor.
FOCO NA INTERAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR
A leitura é uma atividade que leva em conta o conhecimento do leitor a um determinado assunto, o aluno precisa ter um olhar mais crítico e para isso é preciso que o mesmo se auto-eduque para que ele concorde ou não sobre o que está lendo.
A INTERAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR Em uma leitura precisa-se compreender e interpretar o que nela está escrito, não é apenas extrair informação é controlar o que se está lendo e buscar esclarecimentos.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
O leitor precisa localizar as informações presentes no texto, conferir as antecipações ao longo do processamento do texto, analisar as informações presentes para validá-las ou não, estabelecer relações sobre tudo o que o texto nos diz e o que outros textos já nos disseram, o que sabemos da vida, do mundo e das pessoas.