Registro de leitura dirigida
Número :________
Nome dos alunos: JORGE ALEXANDRINO BORGES
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Matrículas: 2011200355
Desenvolvimento da Atividade
Referência Bibliográfica MARTINS. Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38°Ed. São Paulo, Brasiliense 1994.
Páginas que foram lidas
Capitulo 1º: O Surgimento - da página 10 a página 33
Capítulo 2º: A Formação - da pagina 34 a página 71
Principais idéias do texto
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Que tem como objetivo principal tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas. Percebe-se que através dos tempos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, O século XVIII pode ser considerado um período de grande importância para a história do pensamento ocidental e para o início da Sociologia. A sociedade vivia uma era de mudanças de impacto em sua conjuntura política, econômica e cultural, que trazia novas situações e também novos problemas. Consequentemente, esse contexto dinâmico e confuso contribui para eclodirem duas grandes revoluções – a Revolução Industrial, na Inglaterra e a Revolução Francesa.
Citações literais do texto
“O seu surgimento num contexto histórico específico, coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.” Martins (1994, p - 10)
“A dupla revolução que este século testemunha – a industrial e a francesa – constituía dos dois lados de um processo, qual seja a instalação definitiva da sociedade capitalista”
Martins (1994, p - 11)
“A desaparição dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho etc, tiveram um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas habituais de vida. Essas transformações, que possuíam um sabor de cataclismo, faziam-se mais visíveis nas cidades