Trabalhos
A palavra estatística provém do latim status (estado) e é comumente associada a censos, pesquisas de opinião pública, aos vários índices governamentais, aos gráficos e médias publicadas diariamente na imprensa. Na realidade, como veremos adiante, a estatística engloba muitos outros aspectos.
Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador ou profissional se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados. Muitas vezes ele necessitará resumir os dados para que sejam informativos, ou para compará-los com outros resultados, ou ainda para julgar sua adequação a alguma teoria. A estatística é fundamental na análise de dados provenientes de quaisquer processos onde exista variabilidade.
2. O QUE É A ESTATÍSTICA
Vários autores têm procurado definir a Estatística. Existem muitos livros escritos sobre estatística, todos contendo definições, desde as mais simples até as mais complexas, porém a que vemos a seguir é a anunciada por Dugé de Bernonville, e que julgamos ser simples e fácil de ser memorizada:
“Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativo que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos”.
2.1 Estatística nas Empresas
No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestras da economia dos povos.
A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa. Pôr meio de sondagens, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazos.
A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser