Trabalhos
Neste texto procuramos descrever resumidamente o que vem a ser financiamento, os tipos de financiamentos a curto, médio e longo prazo, as suas vantagens e desvantagens e as taxas que estão sendo praticadas no mercado.
01
1 – INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios do administrador financeiro consiste em gerir o setor financeiro de uma empresa, pela alta complexidade, e o risco decorrente no dia a dia pela tomada de decisões e pelas mudanças do mercado.
2 – FINANCIAMENTO
O financiamento no Brasil é sem dúvida alguma, um dos grandes problemas de nossas empresas e, em especial, das pequenas e médias empresas brasileiras. Quando nos referimos a financiamento estamos imaginando não apenas o financiamento ao capital de giro das empresas, mas também o financiamento de bens de capital como equipamentos, máquinas, veículos, etc. Cabe ao administrador financeiro determinar a melhor forma de financiar as operações e os investimentos em ativos de curto, médio e longo prazo da empresa, determinar a estrutura de capital mais adequada, ou seja, qual o percentual de capital próprio e de terceiros que a empresa deve ter e quais os custos do capital. Geralmente, as decisões de investir são tomadas pelos proprietários ou pela alta direção da empresa. Para melhor entender capital próprio são os capitais da empresa, tais como, o capital social, reservas ou resultados acumulados retidos nas empresas, capital de terceiros são recursos de instituições financeiras ou de outras fontes de recursos. O gestor financeiro encontra as melhores formas de captar recursos, de acordo com o tipo de investimento – ativo permanente ou em capital de giro, de tal forma que as taxas sejam as mais adequadas ao plano de negócio novo ou incremental, como o prazo de carência, o prazo de amortização, datas de pagamentos, garantias exigidas do órgão financiador.
3 - FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO
São operações das quais as empresas levantam