Trabalhos
-
Werika - O gênero narrativo consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma história de ficção. Ela conta um enredo, em que se tem uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax (o ponto de tensão na narrativa) e o chamado epílogo, que é a solução narrada no ponto máximo da história. Os elementos que compõem tal o gênero são: o narrador, o tempo, o lugar, o enredo ou situação e as personagens.
Ismael - Nessa forma literária, existem alguns estilos de escrita, cada um com uma característica própria, que são: o romance, a fábula, a epopéia ou o épico, o conto, a crônica, a novela e o ensaio. Todas essas modalidades fazem parte do gênero narrativo.
Marta • Narrador: é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens). Monique – Conto
Os contos são pequenas narrativas, estruturadas em parágrafos e em seus textos, estão contidas várias situações rotineiras. Os contistas ou escritores de contos relatam nos acontecimentos cotidianos, histórias cômicas, do folclore brasileiro, mas sempre são ocasiões bem populares. Outro elemento do conto, é que ele se aproxima bastante de poesias e crônicas.
Fábula Tamires -
As fábulas são textos muito ricos e seus autores utilizam uma imensa capacidade criativa, visto que, nessa modalidade de sentido figurado, os animais têm características de seres humanos como a fala, capacidade de pensar e etc. Nela, pode-se usar das sátiras, crítica e sempre no final das fábulas existe uma lição de moral. Geralmente, são destinadas às crianças; porém, não devem ser desprezadas.
ESCOLA ESTADUAL ARISTHEU DE ANDRADE
PORTUGUÊS
COLÔNIA DE LEOPOLDINA
2012