Trabalhos
Disciplina: Física III
Período: 4°
Turno: Noturno
Aluna: Núbia G. Curvelo
Relatório
[pic]
Assunto: Gerador Eletrostático
Antes de começar a experiência devemos verificar se o gerador não encontra com sujeira ou até mesmo com poeira que não contribui para que o experimento seja satisfatório, verificar a temperatura ambiente se encontra alterada estes fatores podem influenciar, a correia é que faz todo o trabalho elas ficam se atritando. A função do gerador é mostrar a existência das cargas elétricas que ocorre através de três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Exemplo: Em alguns momentos do nosso cotidiano nos deparamos com situações um pouco estranhas, nas quais tomamos choques em maçanetas de portas, na tela da TV, ou até mesmo quando encostamos-nos a outra pessoa, esses pequenos choques ocorrem em razão da eletricidade estática que adquirimos diariamente, essas cargas são adquiridas por alguns processos de eletrização conhecidos há séculos.
1° Experimento: Houve aproximação do bastão de madeira (isolante) na ponta tinha uma bola metálica e quando se aproximava do gerador, davam-se raios que se desenvolveu através da indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
2° Experimento: Com as mãos encostas no gerador e o bastão próximos dos cabelos, fazendo com que os fios dos cabelos levantassem dizemos que a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro de preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.
3° Experimento: Foram inserido dois pedaços de folhas de alumínio no gerador tanto de lado quanto do outro se atritando, ou melhor, colocando-se dois