TRABALHOS TEORIAS SOCIOLOGICAS
Prof. Darliton Paranhos
Disciplina: Teria Sociológico Curso: Serviço Social
II semestre
Aluna: Lícia Maiara de Jesus Pinho Oliveira
Resumo do texto:
III – O Estado, Instrumento De Dominação De Classe.
Em busca de organiza e dividir, todas as atividades realizadas nas sociedades. Os Cidadãos buscavam através das funções administrativas executadas em conjunto, pra solucionar qualquer conflito, problema que ali surgissem, que com ajuda das assembleias, criadas por eles como forma de solucionar as necessidades vivenciadas pela sociedade.
A partir de qualquer situação, deve-se constatar que essas comunidades existentes, viviam sob o comunismo, seja lá um clã ou tribo. Variados tipos de divisão naquela época, de condições extremamente pobres. Viviam de forma dominada. Seus hábitos, costumes, e diversas outras classificações caracterizam-se pela ignorância. Visto que a sociedade tinha seus próprios modos de Governo, com limitações de conhecimento e de suas possibilidades.
O Nascimento do Estado deu-se pelo produto duma dupla transformação: O aparecimento de um sobre- produto social, primitivamente executado pelos conjuntos criados através dos membros da comunidade. Tornaram-se assim, apanágio, devido aos seus grupos distintamente separados. Em função de libertar uma parte da sociedade de uma obrigação, efetuar os trabalhos com fundamento de garantia de subsistência.
Passando assim por uma transformação, tanto Social, quanto Política. Favorecendo na exclusão de membros restantes que fazia parte do antigo modo de coletividade, na forma de exercer as funções Políticas que ali eram impostas.
Modo de Dominação, as Classes Dominantes em sua forma de organização, vem para excluir os membros das classes exploradas e produtivas, permitindo assim abolir a exploração eu se manifestava com frequência naquela época. Com esse aparecimento, essas classes dominantes, tem papel de