Identificação dos Subsistemas Formais da Companhia de Bebidas das Américas - AMBEV
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
PROFESSOR ARISTON MENDES
TEORIAS ORGANIZACIONAIS II
TURMA C
IDENTIFICAÇÃO DOS SUBSISTEMAS FORMAIS DA COMPANHIA DE BEBIDAS DAS
AMÉRICAS - AMBEV A PARTIR DAS INFORMAÇÕES DO WEBSITE DA COMPANHIA
ALUNOS: LUCIANO TRAJANO GOMES E STEFFANO DE PAULA SCHENATTO
PORTO ALEGRE, 0SETEMBRO DE 2013
O objetido deste trabalho é identificar, no website da Companhia de Bebidas das Américas Ambev (www.ambev.com.br), os subsistemas organizacionais na perspectiva da Teoria dos
Sistemas Abertos, conforme sistematização feita por Katz e Kahn (1987).
No webside da Ambev, foi possível identificar as seguintes estruturas/iniciativas relacionadas aos subsistemas indicados:
1. Subsistema de produção
A cadeia produtiva da Ambev começa no campo, com o incentivo ao cultivo de cevada e guaraná, passa pelo agronegócio, com as maltarias e a Arosucos, que faz concentrados de refrigerantes, e conta com fábricas verticalizadas, que produzem embalagens como garrafas, rolhas metálicas e rótulos.
A AmBev desenvolve programas de excelência que têm como objetivo garantir um sistema de gestão eficiente e orientar todas as áreas da Companhia quanto à condução dos seus negócios, maximizandoos recursos disponíveis. O Programa de Excelência Fabril (PEF) foi desenvolvido com o objetivo de medir, orientar e motivar todos os empregados, por meio de regras claras no que se refere à excelência do sistema de gestão, considerando-se tanto os resultados como os meios para alcançá-los. O PEF estabelece uma classificação das melhores unidades, que são reconhecidas e recompensadas por seus esforços.
O seu Sistema Integrado de Certificações consiste em implantar nas unidades de negócios as normas das séries ISO 9000 (gestão para a qualidade), ISO 14000 (gestão ambiental) e BS
8800 (segurança e saúde ocupacional). Graças a isso tudo, a AmBev tem, hoje, 17 fábricas e quatro unidades